Projeto «A Rota dos Artesãos» junta utentes do Instituto S. João de Deus e artesãos de Barcelos

 

 

O Projeto “A Rota dos Artesãos”, uma iniciativa pioneira do Serviço de Reabilitação Psicossocial do Instituto S. João de Deus – Areias de Vilar, teve como principal objetivo a inclusão social através da arte tradicional do barro.

Sob a tutela dos artesãos de Barcelos, como Conceição Sapateiro, Cidália Trindade, Nélson Oliveira, Fernando «Russo» e Joaquim Esteves, os utentes dos Centros de Barcelos e Areias de Vilar, tiveram a oportunidade de moldar peças de barro, promovendo habilidades sociais e motoras, o bem-estar emocional e a autoexpressão.

 

Culminada a jornada de criatividade e inclusão, composta por diversos workshops de barro e olaria realizados tanto nas Casas de Saúde como nos ateliers dos próprios artesãos, foi inaugurada no passado sábado, uma exposição no Fórum S. Bento Menni, em Barcelos, onde as peças de barro produzidas pelos utentes foram apresentadas ao público, acompanhadas do registo fotográfico e do documentário do projeto.

 

A iniciativa contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara de Barcelos, Elisa Braga, com o comandante dos Bombeiros de Barcelos, António Silva Moreira, o Superior da Comunidade dos Irmão de S. João de Deus, Ir. Luís Vieira e o diretor do ISJD Barcelos e Areias de Vilar, Luís Daniel Fernandes, entre outras individualidades.