Município de Barcelos distinguido como Entidade Empregadora Inclusiva pelo IEFP

 

O Município de Barcelos foi distinguido com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021, atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), prémio que se afigura como um reconhecimento público de práticas de gestão abertas e inclusivas.

Para a atribuição deste prémio contribuíram fatores como a preocupação demonstrada pelo Município na formação de trabalhadores com responsabilidades de chefia, com vista à implementação de uma estratégia de gestão inclusiva dos mais de 30 colaboradores com deficiência ou incapacidade.
A criação do “Balcão para a Inclusão”, a funcionar no Balcão Único, a promoção de estágios curriculares ou profissionais de pessoas com deficiência ou incapacidade e a celebração de protocolos de apoio com entidades de reabilitação, que tutelam centros de atividades ocupacionais, são também demonstrativos de uma cidadania mais inclusiva, humanizada e integrada, preconizada pela Câmara Municipal de Barcelos.
O apoio ao desporto, através do “Projeto de Orientação Adaptada”, ou a iniciativas de âmbito cultural, como a promoção de “A Maior Exposição do Mundo”, de Simão Lopes, cliente do Centro de Atividades Ocupacionais, da APACI, são também exemplos de boas práticas do Município.

“A melhoria das condições de vida das pessoas com deficiência e incapacidade, através da promoção da igualdade de oportunidades e da plena participação social e económica, tem sido uma prioridade para o Município de Barcelos, que tem pautado a sua atuação por preocupações com a criação de um mercado de trabalho inclusivo e capaz de agregar a diferença”, refere comunicado da autarquia que lembra também “o facto do edifício dos Paços do Concelho estar a sofrer obras de beneficiação e melhoramento das acessibilidades, precisamente com vista à criação de percursos acessíveis para pessoas com mobilidade condicionada”. Outros espaços públicos, como a Biblioteca Municipal, a Torre Medieval ou o Theatro Gil Vicente, são equipamentos já preparados para receber trabalhadores com mobilidade reduzida.
A distinção como Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021 é atribuída pelo IEFP, em parceria com a Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas, a Associação Portuguesa de Ética Empresarial e a Sociedade Portuguesa de Engenharia e Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade.