Alunos barcelenses definem o que são maus tratos

Em Abril Celebra-se o mês da prevenção dos maus tratos na infância que nos remete para a Campanha do Laço Azul que se iniciou em 1989 quando uma mulher norte americana Bonnie Finney colocou uma fita azul na antena do carro em homenagem aos seus netos, vítimas de maus tratos, com o objetivo de fazer com que as pessoas se questionassem sobre a temática. Uma iniciativa que teve expansão mundial

Em Portugal, a campanha do laço Azul é amplamente divulgada pela Comissão Nacional e Comissões de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens concelhias que realizam várias ações de prevenção contra os maus tratos.

A Rádio Barcelos registou as impressões dos estudantes do 5º8 da Escola EB 2 3 Rosa Ramalho e 10ºL da Escola Secundária de Barcelos, a quem perguntamos o que são maus tratos e se conhecem a CPCJ ou simbolismo do laço azul.

 

Começamos por ouvir os alunos do 5º 8 ano da Escola Rosa Ramalho

 

Entre o 10ºL da Escola Secundária de Barcelos poucos sabem o simbolismo do laço azul, mas foram dizendo o que consideram ser maus tratos

 

 

Impressões das crianças e jovens barcelenses neste mês de prevenção dos maus tratos, numa iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Proteção de crianças e jovens. Recorde-se que os maus tratos apresentam diferentes tipologias: desde o abuso físico, ao abuso sexual, emocional e negligência física ou emocional.

A CPCJ intervém numa situação de perigo com consentimento expresso dos pais ou representante legal ou guarda de facto e perante a não oposição da criança ou jovem com idade igual ou superior a 12 anos.

Importa sempre o interesse superior da criança e jovem, privacidade, responsabilidade parental, prevalência da família e obrigatoriedade da informação.

Em Barcelos a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens está instalada na Rua DR José António Peixoto Pereira Machado.