Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado durante toda esta semana no Hospital Santa Maria Maior

Sob o mote “Não deixes ninguém para trás – Equidade no Acesso aos Cuidados Paliativos” o Hospital Santa Maria Maior comemora até 15 de Outubro, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Efeméride celebrada desde 2018, em Barcelos, a 9 de Outubro.

O momento pretende homenagear uma equipa multidisciplinar constituída com objectivo de prestar aconselhamento diferenciado, em cuidados paliativos, aos doentes internados em estado avançado ou terminal, prestando ainda apoio em consulta externa, como explica a médica Marta Gomes, coordenadora da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos dos Hospital de Barcelos:

 

 

Este ano, «O Jardim das Borboletas», é o tema central, “dado o simbolismo da borboleta associado aos Cuidados Paliativos, contando com o contributo dos colaboradores do Hospital para ilustrar o momento que se pretende celebrar”, acrescenta a médica Marta Gomes:

 

 

“O Jardim das Borboletas” está instalado à entrada das visitas no Hospital de Barcelos, uma forma simbólica de sensibilizar para a importância dos Cuidados Paliativos.