Inaugurada requalificação de três escolas no concelho

A Câmara Municipal de Barcelos inaugurou ontem as obras de reabilitação da Escola Básica EB1-JI de Carapeços, de requalificação e ampliação da Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa e as obras de reabilitação e ampliação da Escola Básica de Martim. Em cada espaço escolar surgiu ainda uma nova biblioteca.
Nesta operação de requalificação e ampliação destes três edifícios, o Município de Barcelos investiu 3,260 milhões de euros, valor cofinanciado pelos fundos comunitários do programa FEDER.

Escola EB1-JI de Carapeços

Para além da preocupação com o aumento da eficiência energética, houve também uma melhoria da envolvente do edifício, através da intervenção nas fachadas, coberturas e espaços envidraçados. As salas de aula também foram intervencionadas. As coberturas foram totalmente renovadas.

A intervenção custou 917 mil euros.

 

Escola Básica de Martim

A reabilitação e ampliação da Escola Básica de Martim importou num investimento de 800 mil euros. O objetivo da obra foi recuperar, melhorar e ampliar o edifício existente.
A intervenção no edifício incluiu a substituição dos pavimentos exteriores, pavimentos interiores, coberturas, caixilharias e equipamentos sanitários. A ampliação criou novos espaços de apoio às oito salas de aula existentes.

 

Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa

A requalificação e a ampliação das instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo /Jardim de Infância da Pousa consistiram na melhoria das condições deste estabelecimento escolar que agora tem seis salas de aula, uma biblioteca, um refeitório, áreas de apoio, sala de professores e instalações sanitárias para a Escola Básica e para o Jardim de Infância.
O custo da intervenção cifrou-se em mais de 1, 5 milhões de euros.

(Fotos: CMB)