Iniciativa Liberal vai apresentar na Assembleia Municipal proposta que visa melhorar a transparência da gestão autárquica
A Iniciativa Liberal (IL) Barcelos vai apresentar, na sessão da Assembleia Municipal desta sexta-feira, uma proposta de recomendação que visa reforçar a transparência da gestão autárquica. O partido pretende melhorar significativamente a posição do Município no Índice de Transparência DYNTRA (Índice de Transparência Dinâmica).
A proposta é assinada pelo deputado municipal Luís Rosa. O documento estabelece como meta colocar Barcelos no grupo dos dez municípios mais bem classificados a nível nacional até ao final de 2027. Para isso, os liberais de Barcelos defendem que o concelho terá de atingir uma pontuação mínima de 90% nos principais indicadores de avaliação da transparência municipal.
Atualmente, Barcelos ocupa a 20.ª posição do Índice DYNTRA, com uma classificação de cerca de 63 pontos em 100. A IL reconhece a evolução positiva do município, mas explica, em comunicado enviado às redações, que existem ainda oportunidades de melhoria, nomeadamente na disponibilização de dados abertos, simplificação do acesso à informação pública e criação de mecanismos que permitam aos barcelenses acompanhar de forma mais eficaz a atividade do Município.