Memórias Nascidas do Barro de Fernando Morgado para visitar no Museu de Olaria

 

 

Já está patente na Sala da Capela do Museu de Olaria a exposição “Memórias Nascidas do Barro” de Fernando Morgado. A mostra abriu ao público no sábado passado e pode ser visitada até ao dia 3 de abril. Simultaneamente à exposição, foi publicada, em formato digital, a história de vida do barrista, que pode ser lida no site do Museu de Olaria.
Fernando Morgado é um dos artesãos de Barcelos que melhor retratam a temática das tradições e do mundo rural no Minho. É um trabalho único, todo ele realizado manualmente, cozido, pintado à mão, e amplamente marcado pela expressividade que transmite, assim como pela utilização de tons da natureza.

Nascido em Galegos Santa Maria, no dia 15 de outubro de 1927, desde a sua meninice que o barro é presença constante na sua vida.
Hoje com 94 anos já não produz o seu tão amado figurado e por isso mesmo mais importante é que possa conhecer a sua obra. Na abertura da mostra, a vereadora da Cultura, Elisa Braga, salientou o percurso de vida do barrista e enalteceu a criatividade singular do autor que com o seu figurado contribui para a sedimentação da identidade arte popular barcelense.

 

E se na Sala da Capela pode conhecer o trabalho de Fernando Morgado, no site do Museu pode conhecer a sua história de vida, que foi agora publicada em formato digital, quando o seu protagonista já conta 94 de idade. https://www.museuolaria.pt/wp-content/uploads/2022/02/FERNANDO-MORGADO_O-Ceramista_barrista-de-Galegos_Santa_Maria.pdf

 

(foto: Município de Barcelos)