PCP diz que problema da mobilidade em Barcelos não se resolve com parquímetros

 

A Comissão Concelhia de Barcelos do PCP critica a implementação do sistema de estacionamento pago no centro urbano de Barcelos e diz que “o problema da mobilidade em Barcelos não se resolve com parquímetros” e exige uma rede de transportes públicos articulada com as necessidades da população.

“Transportes públicos frequentes, regulares e acessíveis, capazes de servir todo o concelho, incluindo as freguesias mais periféricas, onde muitas vezes não existem opções viáveis”, lê-se no comunicado.

No texto enviado à redação, o PCP recorda que tendo votado contra em 2024, o PCP reafirma a sua discordância de fundo com este modelo, que, na prática, e passo a citar, “representa mais um encargo para trabalhadores, pequenos comerciantes e para a população, penalizando particularmente aqueles que, por força das suas condições de vida e trabalho, dependem do transporte individual para aceder ao emprego, aos serviços e ao comércio local”.

Os comunistas sublinham que a introdução do estacionamento pago não resolve os problemas estruturais da mobilidade da cidade e corre o risco de agravar desigualdades, criando barreiras económicas no acesso ao centro da cidade.