Acontece

Programa semanal da Rádio Barcelos em que damos voz a quem faz acontecer no concelho ou fora dele, nas mais diversas áreas.

Horário: 10h00 – 12h00 | Sábado

Apresentação: Cristina Barbosa

 

Edição de 27 de Abril de 2019

Foi num palco de terra, ali junto à Igreja Românica de São Martinho de Balugães, que, “Em Cena”, conhecemos o Teatro de Balugas. Fundado em 2007, inspira-se na cultura popular do Minho ou não fosse este teatro feito na aldeia, como forma de luta, através da arte, contra o desaparecimento do mundo rural, das histórias, costumes e tradições da terra.

 

Uma semana depois da primeira edição do Galo’s Extreme, estivemos à conversa com pilotos da equipa de Hard Enduro da Associação Clube Moto Galos de Barcelos que promoveram a prova: Bruno Sendim Coelho, André Gomes e Ricardo Cerqueira. A iniciativa tem repetição garantida no próximo ano, com uma duração alargada para dois dias, com prólogo urbano, na cidade de Barcelos, e a competição nos trilhos florestais, nos mesmos moldes da primeira edição.

 

No “Remate P’ra História”, todas as semanas folheamos as páginas da história do desporto. Na última edição, recuperámos a homenagem de um campeão à esposa recentemente falecida.

 

Em dose dupla… Voltámos, sábado, ao Salão Paroquial da Pousa, local de ensaios d’ O Branselho – Grupo de Teatro Amador da Pousa.
Fundado em 2009, numa freguesia com tradição teatral, há dez anos que O Branselho cumpre a missão de dinamizar a freguesia da Pousa, levar o Teatro a todas as pessoas, divertir a população.

 

 

Edição de 20 de Abril de 2019

“Em Cena”, na última edição de Acontece, conhecemos o grupo de teatro que surgiu no seio da Associação de Teatro Experimental de Feitos. A associação conta com mais de três décadas de existência, o grupo dez. Foi no Centro Cívico de Feitos, a “casa” da associação, que sentimos o gosto de pisar o palco, a paixão pelo teatro.

 

Na última edição do “Remate P’ra História”, falamos do clero, do povo e do desporto. A ligação dos sacerdotes ao desporto barcelense esteve, esta semana, em destaque. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

Na última edição do programa Acontece, tivemos dose dupla de teatro. Entre o drama – das dificuldades que surgem – e a comédia – da paixão de representar –, conhecemos os VIA 3 – Companhia de Teatro. O projecto é recente e nasceu da necessidade de três licenciados em Teatro fazerem aquilo que acreditam que deverá ser o seu futuro.
Abrimos o pano e, “Em Cena”, conhecemos os VIA 3 – Companhia de Teatro, de Viatodos.

 

Na rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”, pisamos o relvado do Complexo Desportivo de Martim, para conhecer o académico local. Oficializado em 1964, o Académico Futebol Clube de Martim está na iminência da subida ao campeonato pró-nacional e esteve na disputa da Taça da AF Braga.

 

 

Edição de 13 de Abril de 2019

Na rubrica “Em cena” desta semana, subimos ao palco do teatro na Ucha, uma das freguesias do concelho com maior tradição teatral. Os primeiros registos de encenações na freguesia remontam ao início da década de 20, com a representação de “O drama da vida de Cristo”.
No programa Acontece desta semana, esteve “Em cena” o Grupo de Teatro Amador “Os Pioneiros da Ucha”, em ano em que assinala três décadas de existência.

 

No “Remate P’ra História” desta semana, recordamos um episódio caricato de outros tempos. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

Na última edição da rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”, fomos até à freguesia de Alvelos. Fundada a cinco de Fevereiro de 1961, a Associação Recreativa e Cultural Águias de Alvelos, compete actualmente na divisão de honra da Associação de Futebol de Braga. É um dos emblemas históricos do concelho, que conhecemos em “O meu clube é melhor que o teu!”.

 

 

Edição de 6 de Abril de 2019

É, porventura, um dos grupos de teatro mais recentes do concelho. A Associação “Só Podia – Teatrices & Companhia” surgiu formalmente em Dezembro de 2012.
No Acontece, subimos ao palco do teatro na freguesia da Pousa. Alexandra Rodrigues, João Pedro Dias e Paulo Gilberto estiveram “Em Cena”, para nos dar a conhecer a associação “SóPodia – Teatrices & Companhia”.

 

Na última edição do programa Acontece, folheámos “O Meu País é o que o Mar não quer e outras peças”. O livro, da autoria do actor e encenador barcelense Ricardo Correia, reúne peças criadas e levadas a cena pela Casa da Esquina, em Coimbra, sob a direcção de Ricardo Correia, e uma espécie de manifesto teatral.

 

Em mais uma edição da rubrica “Remate P’ra História”, o Gil Vicente Futebol Clube foi assunto em destaque. À boleia de Ilídio Torres e de José Torres, folheámos as páginas da história do desporto.

 

A rubrica “O meu clube é melhor que o teu!” levou-nos, sábado, a Roriz. Fundado a 5 de Abril de 1952, fruto “da coragem e empenho dos rorizenses”, o Futebol Clube de Roriz é a mais antiga colectividade da freguesia.

 

 

Edição de 30 de Março de 2019

O TPC – Teatro Popular de Carapeços foi fundado a 16 de Março de 1996. São já 23 anos ao serviço da poesia e do teatro. Um trabalho que se faz, actualmente, com cerca de 40 a 50 elementos, mais a ajuda de muitas pessoas que colaboram com o grupo.
Na estreia da rubrica “Em cena”, subimos ao palco do teatro, em Carapeços.

 

Em mais uma edição do “Remate p’ra História”, falámos da persistência e do sacrifício de uma ginasta norte-americana. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

É já neste mês de Abril, que está de regresso o terceiro trimestre de “triciclo”, com programação que vai até Junho e conta, entre outros, com nomes como Lula Pena, Joana Guerra, os barcelenses Indignu e Za!. Destaques de uma programação que vamos conhecer à conversa com João Coutada, da organização do “triciclo”.

 

Formado em 1956, o Grupo de Futebol Clube da Pousa filiou-se na Associação de Futebol de Braga 20 anos depois. Na época passada, subiu à divisão de Honra da AF Braga. É por lá que, de forma sustentada, espera manter-se, para já. A ambição da subida até pode ser justa, mas o emblema da Pousa vai, a cada temporada, definindo objectivos e estabelecendo prioridades.
Na rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”, conhecemos o Grupo de Futebol Clube da Pousa.

 

 

Edição de 23 de Março de 2019

Na última edição do “Remate P’ra História”, chamámos a jogo o desportivismo. Ilídio Torres e José Torres falaram de ética no desporto.

 

Esta semana, na rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”, foi, em Vila Cova, que conhecemos o MARCA – Movimento Associativo de Recreio, Cultura e Arte. A colectividade conta com pouco mais de quatro décadas. Embora o nome nos remeta para recreio, cultura e arte, hoje, o futebol é rei.

Entre equipa sénior e escalões de formação, são cerca de duas centenas de atletas a representar o MARCA, clube em destaque nesta edição de “O meu clube é melhor que o teu!”.

 

 

Edição de 16 de Março de 2019

Na última edição do “Remate P’ra História”, atentámos na integração e valorização da mulher no desporto. As palavras são de Ilídio Torres, ditas por José Torres.

 

Na última edição do programa Acontece, a rubrica “O meu clube é melhor que o teu!” levou-nos a Areias de Vilar. Fomos conhecer o Granja Futebol Clube, que milita na 1.ª divisão da Associação de Futebol de Braga. Fundado em 1960, é um dos históricos do concelho e foi também um dos primeiros clubes barcelenses a filiar-se na AF Braga. Actualmente, o clube mobiliza um pouco mais de 50 atletas, entre seniores, infantis e benjamins, e a ambição é a de poder formar uma equipa de iniciados.
O Granja Futebol Clube esteve em destaque na rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”.

 

 

Edição de 9 de Março de 2019

Na última edição do programa Acontece, estivémos “como peixes dentro de água”. Numa primeira parte, conhecemos a equipa de natação dos Amigos da Montanha, a única do concelho. A equipa foi formada em 2015 e é constituída sensivelmente por 30 atletas.

 

 

Em edição em que falamos de natação e olhamos a prática da modalidade no concelho, foi também nosso convidado Rafael Simões. Tem 18 anos, é de Manhente e, actualmente, um dos barcelenses com mais notoriedade na modalidade. Foi nas piscinas da Rodovia, em Braga, que o encontramos, em mais um treino diário.

 

No “Remate P’ra História”, juntámos duas artes: o futebol e a poesia. Recordamos até a arte de bem receber o Salgueiros, em Barcelos. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

Em 75 anos de existência, o Santa Maria Futebol Clube conquistou taças e campeonatos, em diferentes escalões. Conquistou sobretudo o respeito dos adversários. O Santa é um clube formador, de onde saíram nomes como Paulinho, Hugo Vieira, Nélson Oliveira, Vítor São Bento e tantos outros.
Esta semana, pisámos o relvado da Devesa e sentimos a mística que se vive ainda em Galegos Santa Maria. Na rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”, conhecemos o Santa Maria Futebol Clube.

 

 

Edição de 23 de Fevereiro de 2019

Arrancou sábado, em Barcelos, “Linha TGV”. Trata-se de um novo ciclo de programação, que acontece por iniciativa da associação barcelense A Macho Alfa. O objectivo passa, sobretudo, por dinamizar o Teatro Gil Vicente e nada melhor do que levar até este espaço cultural da nossa cidade várias propostas da música contemporânea portuguesa e internacional.

O projecto “Linha TGV” e a programação prevista para esta primeira estação foi apresentado, em Acontece, por Hugo Cunha, presidente d’ A Macho Alfa.

 

Na rubrica “Remate P’ra História”, fomos aos inícios do futebol em território luso. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

Estima-se que, todos os dias, 1 em cada 3 portugueses acordem com dor. Diz-se que a dor é crónica quando, de modo geral, persiste após o expectável. Além de persistente, sofrível e incapacitante, a dor crónica tem impacto não só na saúde física, mas também na saúde mental das pessoas. Mais do que uma simples dor, é hoje entendida como uma doença por si só.

O barcelense Raul Marques Pereira é médico especialista em Medicina Geral e Familiar e na Medicina da Dor e foi nosso convidado na última edição do programa Acontece.

 

Fundada em 1981, a Associação Desportiva de Carreira nasceu dos torneios entre freguesias, passou pelo Popular e está agora, há oito anos, no futebol federado.
Na rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”, conhecemos a Associação Desportiva de Carreira.

 

 

Edição de 16 de Fevereiro de 2019

Em mais uma edição do Remate P’ra História, evocámos aqui um episódio caricato, nos Jogos Olímpicos de 1900, em Paris.

As palavras são de Ilídio Torres pela voz de José Torres.

 

O Sporting Clube da Ucha caminha para os 42 anos de actividade, num percurso marcado por altos e baixos. Após a conquista da Taça da Associação de Futebol de Braga, a disputa de uma eliminatória da Taça de Portugal e ter estado muito perto da subida à 3.ª divisão nacional, os seniores do Ucha interromperam a actividade, entre 2005 e 2010. O emblema recomeçou praticamente do zero, dispõe agora de relvado sintético e aposta nas camadas de formação. Este sábado, na rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”, conhecemos o Sporting Clube da Ucha. 

 

 

Edição de 9 de Fevereiro de 2019

E se, de repente, se esquecesse de palavras simples ou das palavras adequadas para se fazer entender? E se, de um momento para o outro, deixasse de ter interesse por actividades de que antes gostava? Sabe em que estação do ano está? E as chaves? Lembra-se como usar as chaves na porta? Mais do que a perda de memória, a demência acarreta consigo a perda de capacidade intelectual, competências sociais e a alteração de reacções emocionais normais. Pode surgir em qualquer pessoa, mas é mais frequente a partir dos 65 anos.

A memória ou problemas de memória e a demência foram assunto de novo em destaque, em Acontece.

 

 

Em mais uma edição de “Remate P’ra História”, recordámos um ciclista francês que perdeu a vida ao servir a França na 1.ª Guerra Mundial. Um campeão infeliz, recordado nas palavras de Ilídio Torres e pela voz de José Torres.

 

Desde criança que Andreia Rodrigues Carpinteiro, de Manhente, tinha o desejo de fazer voluntariado. A oportunidade surgiu assim que terminou o mestrado, na área da Engenharia Biológica. Através de uma organização voluntária, passou seis semanas na cidade da Beira, em Moçambique, onde deu aulas num orfanato. Uma experiência que “Titia Andreia” – como era chamada pelos mais pequenos – partilhou connosco, em Acontece.

 

É paredes-meias com o concelho de Vila Nova de Famalicão que mora o líder da série A da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Braga. Na rubrica “O meu clube é melhor que o teu!”, conhecemos o Centro Desportivo e Cultural de Viatodos.
Vamos à origem, à história dos históricos do nosso concelho, conhecer o desafio da implementação do clube, mas também as dificuldades, os projectos e ambições actuais.

 

 

Edição de 2 de Fevereiro de 2019

Semana a semana, folheamos as páginas da história do desporto. E porque o desempenho de um atleta deve também ser complementado com a formação cívica e humana, recordamos um momento de desportivismo nos Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas. As palavras são de Ilídio Torres pela voz de José Torres.

 

Em arranque do mês, nada melhor do que estrear uma nova rubrica do programa: “O meu clube é melhor que o teu!”. Nas próximas semanas, vamos dar voz a dirigentes, treinadores e atletas dos clubes barcelenses que competem nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Braga. Vamos à origem, à história dos históricos do concelho, conhecer o desafio da implementação de um novo clube, mas também as dificuldades, os projectos e ambições actuais.

Esta semana, fomos conhecer o FC Os Ceramistas, de Galegos S. Martinho.

 

 

Edição de 5 de Janeiro de 2019

O atletismo em Barcelos foi assunto da rubrica Remate P’ra História, onde, semana após semana, folheamos as páginas da história do desporto. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

Nuno Martins é designer e professor do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), desde 2008. Como designer, desenvolveu projectos para instituições como a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o Oceanário de Lisboa, a Porto Digital, a Universidade do Porto e a do Minho, entre outras.

Em Acontece, Nuno Martins apresentou-nos o troféu da Taça da Liga da época 2018/2019 – que desenhou – e deu a conhecer também o seu percurso profissional e como o design e a academia se conjugam.

 

 

Edição de 22 de Dezembro

(Foto: Município de Barcelos/ DR)

Em Barcelos, a problemática dos acidentes com tractor não é tão preocupante como noutras localidades, mas merece reflexão. Em Acontece, escutámos, na primeira pessoa, um agricultor acidentado e demos voz a vários responsáveis e entidades, que dão conta das mais diversas formas de prevenir acidentes com tractor.

 

Rodrigo Anjo tem 85 anos e conduz há mais de 40. Em Maio deste ano, teve um acidente com tractor e foi mais o que o prendeu à vida do que o que poderia ter deixado sequelas graves, quem sabe, até, a morte. Um episódio que partilhou connosco, na última edição de Acontece.

 

Na rubrica “Remate P’ra História”, falamos de atletismo em Barcelos. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

Depois de meses de recuperação – na sequência de uma “queda aparatosa”, logo na 1.ª etapa da edição passada do Rally Dakar – Joaquim Rodrigues está de regresso à prova. O piloto barcelense, natural de Vila Boa, foi nosso convidado em Acontece, onde partilhou a preparação e as expectativas para a 41.ª edição do Dabar, bem como todo o percurso do profissional e do homem que se reergue, depois de uma lesão grave.

 

 

Edição de 15 de Dezembro

Mariana Machado Ballester é uma barcelense, de 29 anos, que despertou para a corrida há cerca de três. Apesar do curto período no trail running, o currículo é vasto, sobressaindo, desde logo, o título de vice-campeã nacional de Trail Ultra Endurance, conquistado este ano.

Em Acontece, Mariana Machado Ballester partilhou a experiência no trail e fez um balanço destes três anos de actividade desportiva.

 

Na última edição da rubrica Remate P’ra História, trouxemos à antena da Rádio o festival de basquetebol que se realizou em Barcelos, na década de 40. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

 

Edição de 1 de Dezembro

Tendo como pretexto a colectânea “Como desenhar o corpo humano”, foi nosso convidado o barcelense José Trigueiros. Formado nas áreas de Estudos Artísticos e de Projectos Cinematográficos, e com gosto pela escrita, o barcelense sentiu a necessidade de investir numa outra carreira e na formação na área do Marketing, em que actualmente trabalha, em Lisboa.

José Trigueiros tem 33 anos e, entre outros prémios, foi distinguido, por cinco vezes consecutivas, no Concurso Jovens Criadores. Em Acontece, falamos do papel que a leitura tem na sua vida, da construção do escritor e dos textos que foram ficando pela gaveta e que esperam um livro em nome próprio.

 

Na rubrica “Remate P’ra História”, percorremos os trilhos das memórias sobre duas rodas. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

Rui Duarte tem 24 anos e é de Rio Covo Santa Eugénia. Entre Abril e Setembro, passou por quatro embarcações distintas, a desempenhar funções de observação na pesca de atum, nos Açores, mas também na Madeira. Uma experiência em alto-mar que partilha connosco, em Acontece.

 

Uma empresa barcelense, a Inbictum, criou meias de futebol com “bolsos” para as caneleiras, que aliam a funcionalidade a características medicinais. Hugo Miranda, CEO da Inbictum, e Susana Meireles, co-founder e responsável pela área da investigação, foram nossos convidados, nesta edição de Acontece em que conhecemos as inPocket Pro.

 

 

Edição de 17 de Novembro

As barcelenses Beatriz Silva e Bruna Maia foram apuradas a nível nacional e vão representar o país no All Dance World, que decorre em Orlando, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos da América. A professora e coreógrafa, Rosália Ferreira, esteve à conversa connosco, em Acontece, a dar-nos conta da preparação e das expectativas com que partem para a competição mundial de dança.

 

Na rubrica “Remate P’ra História”, folheamos as páginas da história do desporto e recordamos uma das carismáticas figuras do ciclismo barcelense.

 

O património do concelho de Barcelos pode ser conhecido e está a ser promovido através de uma plataforma digital, que desafia os utilizadores a participar activamente numa rede de colecções fotográficas. Tiago Monteiro e Filipe Lima, dois dos co-fundadores do projecto, foram convidados do programa Acontece, para nos apresentar a Framie, assim se chama a aplicação digital.

 

 

Edição de 3 de Novembro

No programa Acontece desta semana, conhecemos “IMMT”, o novo EP dos Some Sprouts, banda alemã que tem como baterista o barcelense Miguel Esteves.

 

Em mais uma edição da rubrica “Remate P’ra História”, evocamos Manecas Arantes, mais um barcelense que se distinguiu na modalidade de tiro. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

A Associação Migrante de Barcelos em Toronto, no Canadá, completou recentemente 20 anos de existência e tem cerca de 300 associados. Em Acontece, estivemos à conversa com Vítor Santos, o presidente da colectividade, que nos deu a conhecer o trabalho realizado em prol da divulgação da nossa cultura, da cidade de Barcelos e do nosso galo.

 

O princípio de tudo, a carreira, os projectos e ambições…

O piloto barcelense Hélder Oliveira, vice-campeão nacional de todo-o-terreno, foi também nosso convidado, em Acontece.

 

 

Edição de 27 de Outubro

Porque dar sangue é um gesto simples e pode salvar vidas, no programa Acontece desta semana, estivemos à conversa com responsáveis da associação da Barcelos Solidário, com técnicos do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e, naturalmente, com dadores.

 

No “Remate P’ra História”, entre disparos, a modalidade de tiro esteve em cima da mesa. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

Na edição desta semana, conhecemos o projecto das oficinas inter-geracionais do Centro Humanitário da Cruz Vermelha Portuguesa de Macieira de Rates, que foi distinguido com uma menção honrosa, no âmbito da 6.ª edição do Prémio BPI Seniores.

 

 

 Edição de 20 de Outubro

Nesta edição do programa Acontece, focámos atenções nos cuidados paliativos, definidos como sendo os cuidados que procuram “melhorar a qualidade de vida dos doentes e suas famílias, que enfrentam problemas decorrentes de uma doença incurável e/ou grave e com prognóstico limitado”. Escutámos e partilhámos as experiências de profissionais de saúde, da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos  do Hospital Santa Maria Maior, de Barcelos, e também de uma cuidadora.

 

Em mais uma edição do “Remate P’ra História”, falámos de desporto para todos – o desporto adaptado – e dos atletas paralímpicos.

 

Nesta edição, conversámos ainda com Ilídio Torres, jornalista, investigador, desportista e dirigente desportivo e ainda, para muitos, o Professor.

 

 

Edição de 6 de Outubro

No próximo ano, em Barcelos, vai ser possível trocar a cama do hospital pela de casa. O Hospital Santa Maria Maior é uma das 23 unidades hospitalares que assinou, há dias, um protocolo para ter hospitalização domiciliária a funcionar no próximo ano. Um projecto para conhecer melhor, à conversa com Joaquim Barbosa, presidente do Conselho de Administração do Hospital barcelense.

 

Em mais uma edição do “Remate P’ra História”. Esta semana, o analista e comentador desportivo, José Torres, continua a percorrer páginas da vida desportiva de Augusto Silva.

 

Até 3 de Novembro, sete grupos do concelho sobem ao palco do Teatro Gil Vicente, no âmbito da 31.ª edição do Festival de Teatro de Barcelos.

Tiago Ferreira, presidente da Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, que organiza o certame, foi nosso convidado, para nos falar deste festival, que é também, e sobretudo, uma festa do teatro.

 

 

Edição de 8 de Setembro

No Acontece desta semana, recuámos vários séculos, até à formação de Portugal como nação.

Foi personagem principal da primeira hora D. Gualdim Pais, monge guerreiro, cavaleiro templário, considerado uma das mais relevantes figuras da nossa nacionalidade.

 

No “Remate P’ra História”, o analista e comentador desportivo, José Torres, falou-nos da família Silva e do seu contributo para o desporto.

 

Em destaque, em Acontece, esteve a edição deste ano do RallySpirit, prova que passa por Barcelos a 2 de Novembro.

 

No programa Acontece, percorremos trilhos rumo ao Centro Hípico Irmão Pedro Coelho. É espaço, em Areias de Vilar, onde decorreu mais uma edição do Concurso de Saltos Internacional de Barcelos.

 

 

Edição de 25 de Agosto

Entre quinta-feira e sábado, o Arredas Folk Fest está de regresso às margens do Rio Neiva, na praia fluvial de Tregosa. Em Acontece, antecipámos os sons da terra que vão ouvir-se nesta 10.ª edição do festival que é já uma referência.

 

Em mais uma edição do “Remate P’ra História”, destacámos o mérito desportivo e barcelenses que continuam à espera que se concretize essa distinção. As palavras são de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

“Histórias de gente simples”, da autoria de Jeracina Gonçalves, foi mote para falarmos de literatura e de solidariedade.

 

Na edição desta semana do programa Acontece, demos ainda a conhecer “Doutor, isto é urgente?!”, uma plataforma de promoção da literacia em saúde, criada pelo investigador e médico barcelense Hugo Sousa.

 

 

Edição de 18 de Agosto

Aníbal Briote tem 40 anos e nasceu no seio de uma família que faz produção de melão casca de carvalho. No programa Acontece desta semana, percorremos um dos dois meloais de Aníbal Briote, em Vila Seca, onde o produtor nos apresentou o melão casca de carvalho, produto nobre da região.

 

No programa Acontece desta semana é nossa convidada Inês Torres, uma barcelense de 27 anos, que, a partir do próximo mês, vai dar aulas de Egípcio Clássico, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Nesta edição, Inês Torres partilha connosco um pouco mais do gosto pela cultura egípcia.

 

Em mais uma edição do “Remate P’ra História”, o José Torres voltou a falar-nos do Clube Fluvial Vasco da Gama e das memórias desportivas no Rio Cávado.

 

Foi nosso convidado em Acontece o Padre Firmino Cachada. Está actualmente em Tefé, na Amazónia, mas há mais de quatro décadas saiu de Portugal pela primeira vez. Homem de lutas e de causas, Firmino Cachada desenvolve um trabalho de evangelização, mas também de desenvolvimento dos lugares por onde vai passando. Em Acontece, levou-nos a conhecer o coração da Amazónia, muito para lá das imagens dos postais turísticas.

 

 

Edição de 30 de Junho

A propósito da 13.ª edição da Clericus Cup, o campeonato nacional de futsal de sacerdotes católicos, recuperámos a conversa com o padre Marco Gil, da paróquia de Arcozelo, que concilia a vida sacerdotal com a prática desportiva.

 

No “Remate P’ra História”, mais uma vez junto à margem do Cávado, o analista e comentador desportivo, José Torres, recorda o Clube Fluvial Vasco da Gama e o remo como modalidade rainha em Barcelos.

 

Nesta edição do programa Acontece, foi nosso convidado o guardião barcelense Vítor São Bento. Falou-nos do seu percurso e perspectivas futuras, mas, sobretudo, deste gosto de estar entre postes.

 

 

Edição de 23 de Junho

Os novos órgãos sociais do Basquete Clube de Barcelos, para o biénio 2018/2020, tomaram posse na tarde de sábado.

Depois de três anos como director, António Faria foi o presidente empossado e, por isso mesmo, foi nosso convidado em Acontece.

 

No decorrer da semana passada, faleceu José Fernando da Cunha Ferreira, o mestre da arte de trabalhar o cobre.

No ano passado, foram José Fernando e o filho, João Cunha, quem nos abriu as portas dos Cobres Cunha. Nesta edição do programa Acontece, e em jeito de homenagem, recordamos as últimas declarações de José Fernando à Rádio Barcelos.

 

O “Remate P’ra História” desta semana levou-nos às margens do Cávado. O analista e comentador desportivo, José Torres, recordou outros tempos e a valorização do Rio Cávado através do desporto.

 

O barcelense Dani Coelho – como é conhecido no meio futebolístico – subiu já, por três vezes, à 1.ª Liga Portuguesa, ao serviço de Arouca, Penafiel e, nesta última temporada, Santa Clara.

Em entrevista à Rádio Barcelos, o barcelense, de 28 anos, conta-nos como foi: fala das conquistas, recorda o seu percurso e projecta o que aí vem.

 

 

Edição de 16 de Junho

Entre os grandes do futebol português, continuamos a recordar hoje Cândido de Oliveira. No “Remate P’ra História”, as palavras são de Ilídio Torres pela voz de José Torres.

 

Começou no hóquei patinado ainda miúdo, no clube da sua cidade. Como jogador, representou o FC Porto, Oliveirense, Juventude de Viana e terminou a carreira no clube onde havia começado, a AD Valongo. Jogou até aos 32 anos, altura em que aceitou o convite para treinar a equipa sénior da sua cidade. De lá saiu em Janeiro de 2016, depois de 15 anos a orientar a formação do Valongo. Chegou a Barcelos, pouco mais de um ano depois.

Aos 49 anos, Paulo Pereira é o homem ao leme do Óquei de Barcelos e esteve em entrevista, no programa Acontece.

 

 

Edição de 9 de Junho

Os livros da biblioteca do antigo convento de Vilar de Frades, em Areias de Vilar, estão a ser alvo de tratamento técnico. Por isso mesmo, no programa Acontece desta semana, foram nossos convidados Victor Pinho, bibliotecário Municipal, e também Raquel Patriarca, especialista em catalogação, com quem folheámos páginas de livros com história e cheios de estórias.

 

Na rubrica “Remate P’ra História”, o analista e comentador desportivo, José Torres, continua a falar-nos de Cândido de Oliveira, uma figura incontornável do desporto nacional.

 

No programa Acontece desta semana, Lara Miranda, Inês Vilas Boas e Sofia Borges – três alunas barcelenses finalistas do Concurso Nacional de Leitura – falaram-nos deste gosto pelos livros e pela leitura e deram também conta das expectativas para a fase final do concurso.

 

 

Edição de 2 de Junho

Nesta edição, e a propósito do 16.º aniversário do Grupo de Alcoólicos Anónimos de Esposende e Barcelos, vamos recuperar testemunhos de quem venceu a luta travada com o álcool. Paulino e Américo são nossos convidados.

 

Na rubrica “Remate P’ra História”, o analista e comentador desportivo, José Torres, vai, ao longo das próximas semanas, falar-nos de uma figura incontornável do desporto nacional.

 

Nesta edição do Acontece, os protagonistas da final da Taça Cidade de Barcelos – ADC Remelhe e FC Oliveira –  projectaram o duelo da “Festa do Povo”.

 

 

Edição de 26 de Maio

A pretexto da presença na final da Taça de Portugal em futebol feminino, foi nossa convidada a barcelense Regina Pereira. A jovem de 25 anos, natural de Mariz, recordou o seu percurso e deu conta das perspectivas futuras.

 

A orientar a equipa feminina do Sporting de Braga está Miguel Santos, técnico de 34 anos, natural de Amares. Em Outubro do ano passado, treinava então os sub-15 do Gil Vicente, quando surgiu o desafio do emblema minhoto e não pôde recusar. Para trás ficam 14 anos como treinador, ora adjunto, ora principal, dos mais diversos clubes e escalões. Passou por Penafiel, Sabro, Fair-play, Cerveira, Valenciano, Oliveira do Douro, Vilaverdense, Prado, Palmeiras, Ponte da Barca e Amares. O futebol feminino não é novidade, até porque já treinou as juniores e seniores do Vilaverdense.

Em entrevista à Rádio Barcelos, Miguel Santos fala do desafio e projecto do Sporting de Braga e projecta o futuro.

Escute a entrevista na íntegra, conduzida pelo jornalista Ricardo Loureiro.

 

No “Remate P’ra História”, folheamos o livro da história do desporto e evocamos os momentos mais significativos e peculiares do desporto barcelense. Esta semana, o José Torres dá-nos conta da pertinência e da satisfação pela existência deste espaço.

 

Do pelado, em Galegos Santa Maria, ao relvado do Municipal de Braga, Paulinho passou pelo Santa Maria FC, Trofense e Gil Vicente. Histórias e memórias que o barcelense, de 25 anos, partilha connosco, em Acontece.

 

 

Edição de 19 de Maio

No programa Acontece desta semana, destacamos o projecto de solidariedade “Leitura como forma de conhecimento”, desenvolvido por Ana Roriz, em parceria com a SOPRO.

 

Em mais uma edição da rubrica “Remate P’ra História”, recordamos os primeiros estrangeiros a jogar futebol em Barcelos.

As palavras são de Ilídio Torres, pela voz do José Torres.

 

Trouxemos sonoridades da 12.ª edição do Capas Traçadas, promovida pela Tuna Feminina do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, este ano, com o tema “Com ar de rock”.

 

Manuel Ferreira é um barcelense com pontaria. Tem 44 anos e, há não muito tempo, chegou de forma mais séria ao lançamento de dardos.
Ferreira – como é conhecido na modalidade – é actualmente campeão nacional WDF e Phoenix , vice-campeão nacional Connection, campeão norte-sul em Radikal Darts e conquistou, recentemente, o 2.º lugar na Taça de Portugal, em Sisal.
Nesta edição do programa Acontece, falou-nos do seu percurso no lançamento de dardos.

 

 

Edição de 5 de Maio

No programa Acontece desta semana, assinalamos o 94.º aniversário do Gil Vicente Futebol Clube.

Foram nossos convidados Bruno Santos (líder da Nação Barcelense), João Henrique Correia (sócio do Sporting de Braga) e Carlos Costa (sócio do Vitória SC), que nos falaram do clube que amam, mas que recordaram também os momentos vividos em Barcelos e explicaram que carinho é este que sentem pela formação barcelense.

 

No “Remate P’ra História”, recuamos até outros tempos do desporto em Barcelos. Esta semana, recordamos precisamente as idas aos jogos do Gil Vicente.

 

 

Edição de 28 de Abril

Esta semana, voltamos a olhar o desporto além da mera prática desportiva. Vera Ramalho é psicóloga com especialização em desporto e, em entrevista, explica quais as especificidades da psicologia do desporto e também da intervenção junto de equipas e atletas.

 

No “Remate P’ra História”, o analista e comentador desportivo José Torres trouxe de novo à antena a curta existência do primeiro clube barcelense.

As palavras de Ilídio Torres, pela voz de José Torres, para escutar.

 

O barcelense Diogo Nogueira é um dos seis portugueses seleccionados para representar o nosso país, na Olimpíada da Ciência da União Europeia. O aluno do 11.º ano, da Escola Básica e Secundária Vale do Tamel, em Lijó, esteve à conversa connosco, em Acontece.

 

 

Edição de 21 de Abril

No programa Acontece desta semana, voltamos a trazer à antena da Rádio Barcelos relatos de discriminação e de exclusão, mas também de integração e esperança. Conhecemos um pouco melhor a comunidade cigana do nosso concelho.

 

As palavras são de Ilídio Torres, pela voz do José Torres. Esta semana, no “Remate P’ra História”, folheamos o livro da História do desporto e falamos do surgimento do clubismo em Barcelos, com o Sport Clube Barcelense.

 

 

Edição de 14 de Abril

No programa Acontece desta semana, destacamos o barcelense que está entre os melhores cabeleireiros do país e do mundo. Conversámos com Hugo Correia, do espaço H3M, que, pelo segundo ano consecutivo, é o vencedor nacional do American Crew All Star Challenge. Em Junho, vai representar Portugal em Barcelona.

 

Em mais uma edição da rubrica “Remate P’ra História”, o José Torres, analista e comentador desportivo da Rádio Barcelos, recordou o primeiro clube barcelense.

 

 

Edição de 7 de Abril

João Sousa tem 57 anos, é de Arcozelo, desde cedo gosta de tirar fotografias, mas apenas entrou seriamente no maravilhoso mundo da fotografia, há meia dúzia de anos. A pretexto da exposição “Reflexos nas águas do Cávado”, estivemos à conversa com João Sousa e conhecemos o seu percurso.

 

Em mais uma edição da rubrica Remate P’ra História, com o José Torres, recordamos a introdução do futebol organizado em Barcelos.

 

 

Edição de 31 de Março

Em semana em que se assinalou o Dia Mundial do Teatro, subimos ao palco do teatro barcelense. Entra connosco em cena o barcelense Fernando Pinheiro. Natural da freguesia da Ucha, cedo despertou para a arte teatral, no grupo da sua terra.

Actor, encenador, dramaturgo e professor de teatro, Fernando Pinheiro deu-se hoje a conhecer e, na plateia, olhou a realidade concelhia.

 

As estórias da história do desporto, no Remate P’ra História. Nesta edição, sentamo-nos num banco de jardim, com José Torres, analista e comentador desportivo da Rádio Barcelos.

 

Já foi guarda-redes, treinador e agora “Remenda Bolas”. Arlindo Faria é sapateiro de profissão, na freguesia de Midões, mas dedica-se também ao conserto de bolas e de outros artigos do desporto.

Uma actividade que conhecemos no programa Acontece desta semana.

 

 

Edição de 24 de Março

Susana Costa tem dez anos, é de Galegos Santa Maria, e convive, desde cedo, com o ténis de mesa. A mesa-tenista barcelense – que se sagrou recentemente vice-campeã nacional de pares mistos, em infantis – falou-nos deste gosto, dos treinos e aprendizagens no seu percurso pela modalidade.

 

A propósito dos 40 anos da Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas (APACI), estivemos  à conversa com Maria Eduarda Rego e Maria Amélia Azevedo, que nos falaram do trabalho da associação, nas últimas quatro décadas, em busca da integração de pessoas com deficiência.

 

 

Edição de 17 de Março

No programa Acontece desta semana, conhecemos a Gil Vicente Soccer School, o primeiro projecto de internacionalização do Gil Vicente, no caso, no Canadá.

José Carlos Silva tem 56 anos, é o responsável pela academia e fez-nos um balanço do primeiro ano de actividade.

 

No programa Acontece desta semana, olhámos para o desporto, além do mero jogo ou da prática desportiva propriamente dita. Depois de uma vida ligada ao desporto, como atleta e como instrutora de fitness, o coaching desportivo foi uma opção natural. Nesta edição, entrámos no mundo do coaching, à conversa com a barcelense Madalena Sendim.

 

 

Edição de 10 de Março

No Programa Acontece desta semana, partimos em viagem pelo sudeste asiático, ao encontro de dois barcelenses que partiram de mochila às costas, à descoberta. A Ana Mano e o João Manuel Costa partilharam connosco esta experiência, que pode também ser conhecida no blogue de viagens “Mais Pra Lá”.

 

Na edição desta semana do Remate P’ra História, trouxemos à conversa o desporto, a ditadura e os poderes.

 

Em dia de jogo decisivo para a continuidade na Taça CERS, conhecemos as expectativas dos de cá, do Óquei de Barcelos, pela voz de Paulo Pereira e de Juan Lopez, e dos de lá, da Juventude de Viana, pela voz do barcelense Jorge Correia. José Querido, que já treinou ambas as equipas, falou-nos também desta rivalidade minhota.

 

 

Edição de 3 de Março

Nesta edição, estivemos à conversa com uma referência da orientação em Portugal e no mundo: o barcelense Joaquim Sousa.

 

No Remate P’ra História, recuperamos a aventura de Carmino e Ernesto, na capital, por amor à camisola e paixão ao futebol.

 

José Costa, do Pereira, e Nuno Gomes, do GD Fragoso – os marcadores de campo dos campeões em título das 1.ª e 2.ª divisões do Popular – mostram-nos “A outra parte do jogo”, no que de mais genuíno e altruísta tem o futebol popular.

 

 

Edição de 10 de Fevereiro

No Acontece desta semana, conhecemos um projecto de literacia mediática, que foi pioneiro no concelho: a WebRádio Educativa Vale do Tamel, em Lijó.

 

No Remate P’ra História, o analista e comentador José Torres recordou Luís Piçarra e o seu amor patriótico e clubista.

 

José Castro, da freguesia de Silveiros, apresentou-nos a arte de podar.

 

Filipe Barbosa chegou à mecânica por acaso, tinha então 11 anos. Actualmente, é mecânico de referência, em competição. Percurso que conhecemos no Acontece.

 

 

Edição de 3 de Fevereiro

(Foto: Skinlab Tattoos/ DR)

Na Pele… Entramos no mundo das tatuagens… Entre a criatividade e o preconceito, entre o orgulho e o estigma.

No Acontece desta semana, estivemos à conversa com Mariana Rio, Susana Silva e Marco Pereira.

 

No Remate P’ra História desta semana, o analista e comentador, José Torres, fala-nos de estádios, rivalidades e de uma suave vingança.

 

O jogador que foi campeão do mundo, o treinador que reergueu o Gil Vicente, o homem que voltou a trazer esperança aos gilistas.

Paulo Alves abre o livro da sua vida, do seu percurso profissional, e partilha estórias e memórias, em Acontece.

 

 

Edição de 9 de Dezembro

No Acontece desta semana, destacamos duas iniciativas desportivas e solidárias.

A Palmilhar – Associação Social, Cultural e Recreativa de Palme  organiza uma caminhada solidária, para apoiar uma família da freguesia de Palme. Já um grupo de estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Gestão de Actividades Turísticas do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) promove a I Légua do IPCA, a reverter para o Fundo de Emergência da instituição.

 

Na edição desta semana, recuperámos ainda a conversa com o mágico barcelense Marco Pombo, mais conhecido por Mago Marco.

 

No Remate P’ra História, folheamos as páginas da história do desporto e falamos dos símbolos de Portugal e da relação com o desporto.

 

Nesta edição, estivemos à conversa com Aníbal Santos – ou Aníbal ‘Cartola’, como é conhecido. Tem 78 anos e é um dos mais antigos gaiteiros do país. Uma vida ligada à música que vamos conhecer nesta edição do Acontece.

 

No fecho desta edição do Acontece, conhecemos ainda o protocolo de colaboração entre o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

 

 

Edição de 2 de Dezembro

Nesta edição do programa Acaontece, em fim-de-semana de Maker Faire, recuperamos a conversa com alunos e professor da Escola Secundária de Barcelinhos, responsáveis pelo projecto Garden Up, que apresentaram nesta feira de invenções e criatividade.

 

O actor, encenador e dramaturgo barcelense, Fernando Pinheiro, foi distinguido com o primeiro galardão Palco de Terra, atribuído pelo Teatro de Balugas. A propósito deste prémio, recordamos a última conversa com o também escritor barcelense.

 

No Remate P’ra História desta semana, o José Torres falou-nos de um estranho caso de dopping no futebol português.

 

 

Edição de 25 de Novembro

No Acontece desta semana, demos voz a um barcelense e criador no mundo da moda. Filipe Martins tem 37 anos, não esconde as origens humildes e partilha connosco uma história de persistência, a marcar pela diferença.

 

No “Remate P´ra História”, falamos de dopping e verdade desportiva.

 

No Acontece, provamos o “Salamar”, um salame do mar, produzido por um grupo de trabalho do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Entre as criadoras do “Salamar”, estão as barcelenses Sónia Faria e Vânia Martins.

 

No decorrer da semana, assinalou-se o Dia da Floresta Autóctone. Em Barcelos, o Arboreto da Escola Secundária de Barcelos reúne cerca de duzentas espécies originárias do nosso território, entre árvores, arbustos e sub-arbustos.

Um espaço que conhecemos à boleia do fundador, João Lourenço.

 

 

Edição de 18 de Novembro

No Acontece desta semana, apresentamos “Aqui há dança!”, um espectáculo solidário organizado por seis alunos do 3.º ano do curso de Gestão de Actividades Turísticas do IPCA.

 

Uma equipa do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho concluiu que o aumento benigno da próstata deve-se à falta do neurotransmissor serotonina. Entre os investigadores, está o urologista barcelense Emanuel Carvalho-Dias, que esteve à conversa connosco.

 

No Remate P’ra História, continuamos a destacar imagens que valem mil palavras. As palavras de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

No Acontece, recuperamos uma conversa com Luís Carvalhido, um vianense – há vários anos a viver em Barcelos – a propósito de “O Fumo dos Dias”, livro de fotografias apresentado, sábado, em Ponte de Lima. 

 

Luís Salgueiro é mecânico do Óquei de Barcelos há três décadas e, mais recentemente, ocupa também a função de roupeiro. Trinta anos ligados à formação barcelense, com trabalho e dedicação, partilhados nesta edição do Acontece.

 

 

Edição de 4 de Novembro

Barcelos foi designada Cidade Criativa da UNESCO, na categoria de Artesanato e Arte Popular. No Acontece, focamos atenções neste que é considerado, pelo autarca local, o momento mais alto em termos de internacionalização da cidade e do concelho.

 

A Tuna Académica do IPCA voltou a promover o Barca Celi – Festival de Tunas Cidade de Barcelos. No Acontece desta semana, demos voz ao magíster da TAIPCA, Eduardo Ferreira, que nos falou deste que é já um evento académico de referência e reconhecido no panorama cultural da cidade.

 

No Remate P’ra História, o José Torres falou-nos do grupo musical “Irmãs Meireles” e da sua adoração ao Sporting.

 

No Acontece desta semana, conhecemos ainda a estufa inteligente Garden Up, desenvolvida na Escola Secundária de Barcelinhos, que foi seleccionada para o Maker Faire (Roma, Itália, de 1 a 3 de Dezembro).

 

 

Edição de 28 de Outubro

Em véspera do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), estivemos à conversa com Carlos Lopes, neurologista e Presidente da Assembleia Geral da Associação Nacional de AVC, que nos ajudou a perceber melhor esta problemática.

 

Numa emissão em que sensibilizamos, prevenimos e consciencializamos para a problemática do acidente vascular cerebral, escutamos ainda uma cuidadora e um sobrevivente.

 

Em mais um “Remate P’ra História”, recuperamos as estórias da História do desporto. As palavras de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

 

Edição de 21 de Outubro

Nesta edição do Acontece, conhecemos o trabalho desenvolvido pela Casa de Acolhimento Paula Azevedo, do Centro Social, Cultural e Recreativo Abel Varzim, de Cristelo, que celebra dez anos de existência.

 

“Ao serviço da terra”, assim se chama o calendário agrícola solidário, que resulta da iniciativa de um grupo de profissionais da agricultura barcelenses.

O calendário agrícola solidário chama a atenção para a agricultura, mas também para a saúde mental, já que todas as receitas da venda revertem para a Recovery IPSS, uma instituição barcelense que actua na área da doença mental.

 

Na rubrica “Remate P’ra História”, recuperamos as estórias da História do desporto.

As palavras de Ilídio Torres, pela voz de José Torres.

 

Aura Miguel, jornalista da Rádio Renascença e vaticanista, esteve em Barcelos, onde falou de “Fátima, ontem e hoje, em Portugal e no mundo”. No final, esteve à conversa connosco, onde partilhou a sua experiência pessoal e profissional.

 

Ainda antes de participar no Campeonato da Europa de Pista de Elite, em Berlim, na Alemanha, o ciclista barcelense João Matias deu a conhecer as expectativas para as provas, mas também como perspectiva o seu percurso.

 

 

Edição de 30 de Setembro

Nesta edição, estivemos à conversa com Andreia Fernandes, Margarida Oliveira e a barcelense Ana Patrícia Rosa, que desenvolveram o projecto de voluntariado médico “Cuidar em Timor”.

 

E o projecto teve pernas para andar graças ao altruísmo das três médicas e também a muitos outros que, individualmente ou de forma anónima, contribuíram. Entre eles: Freis Menores Capuchinhos e aos Leigos em Missão, Secretariado de Cooperação e Animação Missionária de Barcelos, Rotary Club Arouca e de Barcelos, Farmácia Pinto Coelho e Farmácia Avenida Barcelos, Farmácia do Mercado de Amares e Farmácia de Adaúfe, Farmácia Gomes de Pinho e Farmácia Santo António de Arouca, Alere, Medinfar, Clínica Dentária Margarida Saavedra em Arouca, Santa Casa da Misericórdia de Amares e ainda Grupo Sílvia Gonçalves – Dança e Movimento.

 

 

Telma Domingues é uma barcelense que, depois de uma pausa por motivos profissionais, decidiu regressar à música e agradou no programa televisivo “The Voice”. Esteve também à conversa connosco, em Acontece.

 

 

Edição de 16 de Setembro

No Acontece desta semana, o músico barcelense Afonso Dorido apresentou-nos “Viagem Interior”. Trata-se do novo trabalho de Homem em Catarse – o seu projecto a solo -, que vai ser apresentado, dia 23 deste mês, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos.

 

Seguimos sobre rodas, no Acontece. Destacamos a participação do barcelense José Gonçalves, nos mundiais de ciclismo de estrada.

 

“Menina entre dois azuis”, de Inês Martins de Faria, foi distinguido com o Prémio Literário do Município de Barcelos 2017. Nesta edição do Acontece, conhecemos os projectos e escritos da esposendense que, há 20 anos, mora em Airó.

 

 

Edição de 2 de Setembro

 

Nesta edição do programa Acontece, a propósito do projecto “Célia Celíaca – A GlutenFree LifeStyle”, vencedor do concurso regional da 14.ª edição do Poliempreende, estivemos  à conversa com Eve Ferretti, aluna do Mestrado em Ilustração e Animação, e de Pedro Mota Teixeira, docente da Escola Superior de Design do IPCA.

 

 

O projecto “Célia Celíaca” serviu ainda de mote para falarmos acerca da doença celíaca, com Henedina Antunes, médica pediatra no Hospital de Braga, professora e investigadora da Universidade do Minho e presidente da Sociedade Portuguesa de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica.

 

 

Tem início, a 10 deste mês, a participação lusa no mundial de futebol de 7 adaptado, que decorre na Argentina. Entre os representantes nacionais, está o barcelense Hugo Pinheiro. Em entrevista, no Acontece, conta que o objectivo da selecção nacional é, desde logo, passar a fase de grupos.

 

 

Edição de 26 de Agosto

 

Em dia de arranque do Soundville, fomos saber mais sobre as doze horas de música seguida. O festival surgiu por iniciativa do Futebol Clube Lírio do Neiva e do Núcleo de Apoio às Artes Musicais.

 

 

Seguimos de mãos dadas com a literatura infantil…

A propósito da presença de Rosa Costa na Feira do Livro no Porto, no Palácio de Cristal, recuperamos a conversa com a escritora barcelense.

 

 

Filipe Coelho não caiu de paraquedas no mundo da agricultura. A ligação vem desde tenra idade e, há dois anos, o homem dos números voltou-se também para a terra e para a produção de frutos vermelhos. Uma experiência que conhecemos em Acontece.

 

 

Edição de 12 de Agosto

(Foto: UMinho)

No Acontece desta semana, entramos no admirável mundo da ciência e das cores. Falamos em concreto de daltonismo.

Foram nossos convidados Rúben Pastilha e o barcelense João Linhares, investigadores do Centro de Física da Universidade do Minho, que, juntamente com Sérgio Nascimento, pretendem desenvolver lentes coloridas que ajudem os daltónicos a distinguir melhor as cores que tradicionalmente são confundidas.

 

Nesta edição, voltamos às máquinas de Arcade, não para jogar – isso vai ficar para outro momento! –, mas para conhecer um barcelense que as constrói. Começou por uma paixão e há alguns meses a coisa tornou-se mais séria. Rui Ramos tem 38 anos, é fotógrafo e, a par disso, faz as tradicionais máquinas Arcade.

Venha daí! Hoje os créditos da máquina ficam por nossa conta.

 

 

Edição de 22 de Julho

Nesta edição, fomos à bola! A propósito do arranque da temporada 2017/2018, também nós vestimos a camisola e demos voz a quem habitualmente não é notícia. São dois convidados improváveis, Figo – o técnico de equipamentos do Gil Vicente – e Nelson – o motorista gilista –, quem nos guiam pelos bastidores do emblema do galo, neste início de época.

 

No Acontece desta semana, fomos ao encontro da arte do “Galo 100idade”. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo Centro Zulmira Pereira Simões, que contou com a participação de várias instituições, associações e grupos do concelho.

A exposição reúne 53 galos e pode ser visitada no Centro Zulmira Pereira Simões, em Roriz, até 30 de Julho, de segunda-feira a domingo, entre as 14h00 e as 18h00.

 

Esta semana, entrámos no mundo das abelhas. Estivemos à conversa com Carlos Santos, um barcelense formado em arquitectura, que, desde 2011, se dedica à apicultura. Uma actividade para conhecer nesta edição.

 

 

Edição de 15 de Julho

Numa edição dedicada sobretudo ao desporto, falamos de arbitragem com Henrique Santos. O barcelense de 64 anos este 27 deles ligado à arbitragem. Entre 1982 e 1998, foi árbitro. Depois, iniciou a actividade de observador (no futebol) e de delegado técnico (no hóquei em patins). Estórias e memórias que partilhou connosco.

 

Esta semana, demos também voz a quem dá música. Bernardo Mizrahi é um barcelense de 22 anos que, no decorrer da semana, apresentou, em Barcelos, o EP de estreia, “The First Howl”. O músico barcelense esteve à conversa connosco e deu-nos a conhecer este trabalho e também o projecto Beni Mizrahi​ & The Soulbenders.

 

Nesta edição de Acontece, destacamos ainda o mini-golfe, uma modalidade que está a dar os primeiros passos no concelho, através do Necessidades FC, em Barqueiros. Foi justamente nesta freguesia barcelense que, este fim-de-semana, foi disputada a Taça de Portugal da modalidade. Está dada a primeira tacada! Percorremos o terreno de jogo, à conversa com vários protagonistas.

 

 

Edição de 8 de Julho

O médico e investigador barcelense, Hugo Sousa, foi distinguido com o Prémio de Diagnóstico Clínico em Virologia, atribuído pela Sociedade Europeia de Virologia Clínica. E porque demos conta, durante a semana, da distinção inédita que lhe foi atribuída, recuperamos a conversa com o médico e investigador barcelense, Hugo Sousa.

 

Em Dia do Podologista (8 de Julho), estivemos à conversa com Jorge Torres, podologista barcelense, que nos alertou para a importância de vigiar a saúde dos pés.

 

À conversa com o bibliotecário municipal, Victor Pinho, folheámos o livro “Dicionário de Barcelenses”, da sua autoria. A obra é uma forma de preservar História e memórias locais, uma homenagem aos barcelenses.

 

Em Negreiros, conhecemos o projecto QPT Quinoa Portuguesa, que, em breve, vai fazer chegar ao mercado nacional aquela que é, pelo que se sabe, a primeira quinoa produzida no nosso país.

 

 

Edição de 1 de Julho

A propósito do livro que apresentou na Feira do Livro de Barcelos, “O Fumo dos Dias”, estivemos à conversa com Luís Carvalhido. O fotógrafo vianense – há vários anos a viver em Barcelos – apresentou-nos este livro de fotografia, que é também um alerta social.

 

(Foto: Eduardo Morgado)

No Acontece desta semana, conhecemos uma actividade com pouca expressão no concelho e um pouco por todo o país, a de falcoeiro ou cetreiro. À conversa com António Peixoto, conhecemos técnicas e materiais, bem como as características e utilidade da actividade.

 

(Foto: DR)

O barcelense Ricardo Correia foi também nosso convidado nesta edição de Acontece. É encenador, actor e professor de teatro. Falamos justamente do seu percurso nas artes cénicas, do teatro que escreve, encena e representa e ainda da Casa da Esquina, que fundou e dirige em Coimbra, onde vive há 15 anos.

 

 

Edição de 17 de Junho

Pelo segundo ano consecutivo, o jardim idealizado pela Casa de Saúde de S. José foi seleccionado para integrar o Festival de Jardins de Ponte de Lima. Pretexto mais do que válido para conhecermos o jardim – “Globalização das Plantas” -, o conceito e os utentes que fazem parte da equipa de jardinagem.

 

Ontem assinalou-se o Dia Nacional de Luta contra a Paramiloidose. Barcelos tem um dos focos de maior prevalência, com cerca de 300 doentes, espalhados por 49 freguesias. No Acontece, falamos de sintomas, tratamentos e conhecemos outros números.

 

 

Edição de 10 de Junho:

A propósito da Rampa da Franqueira, organizada pelo Motor Clube de Barcelos, conhecemos melhor a iniciativa e também o percurso da prova.

 

No Acontece desta semana, conhecemos  Sérgio Macedo. Uma conversa com o actor e escritor barcelense, natural de Galegos Santa Maria, para recordar aqui.

 

 

Edição de 3 de Junho:

Aproveitando o início oficial da época balnear, estivemos à conversa com quem zela pela segurança e bem-estar dos banhistas, seja em praia ou piscina. Lara Brito e Alberto Sousa, nadadores-salvadores barcelenses, foram nossos convidados.

 

Mário Vieira tem 30 anos e, desde os 19, desenvolve o gosto de andar numa só roda. O barcelense, agora a viver e trabalhar em França, gostaria que houvesse competições de monociclo trial.

 

 

Edição de 27 de Maio:

A pretexto da Diamond Cup, que se realiza, na próxima semana, em Portugal, vamos à procura do corpo perfeito. É esse, no fundo, o objectivo do culturismo, modalidade de que falamos na primeira parte do Acontece, com praticantes barcelenses: motivações, saúde e bem-estar e preconceitos.

 

A fechar aquela que foi a semana internacional da tiróide, estivemos  de olhos postos na saúde. Por isso, conversámos com doentes e especialistas que nos elucidaram acerca da tiróide e das patologias que lhe estão associadas.

 

 

Edição de 20 de Maio:

Esta semana, centramos atenções na questão da eutanásia e da morte assistida, tema complexo que, procuramos aqui ajudar a esclarecer, com diversos e distintos contributos.

 

No Acontece desta semana, recuperamos uma profissão destinada a desaparecer, a de guarda-de-passagem de nível. Memórias de uma guardiã para escutar aqui.

 

 

Edição de 1 de Outubro’ 16:

No Acontece desta semana, focamos atenções nos sons…. É assim ao longo das duas horas que dedicamos a esta arte da combinação de sons, a pretexto do dia mundial da música. Hoje conhecemos melhor barcelenses – seja a solo ou em colectivo – que dão cartas na música. Tentamos traçar um retrato sonoro do concelho… Tentamos, porque o concelho é tão vasto e tão rico que é completamente impossível! Mas tentamos…

 

Filipe Miranda tem 37 anos e é um artista a tempo inteiro e, com isto, queremos dizer que trabalha com várias artes: não se foca apenas na música, mas também no teatro, artes plásticas, entre outras. Filipe Miranda é actualmente a cara e sobretudo a voz de The Partisan Seed.

 

É a nova voz do fado. Gisela João. Nasceu em Barcelos há 32 anos e, ainda menina, o fado entrou na sua vida. E o fado, diz, no fundo, é vida. Por isso, silêncio, que se vai cantar o fado.

 

Hugo Miranda tem 26 anos e é músico. Dito assim, pode não associar o nome ao trabalho. Se lhe disser que é Cálculo, autor de “A Zul”, provavelmente já conhecerá. É o barcelense que faz, como diz, cálculos com letras ou equações musicais… rimas certeiras.

 

Melissa Oliveira tem 37 anos. O gosto pela música surgiu quando tinha cerca de dez anos, imagine-se, a ouvir os anúncios na televisão… Cantarolava os jingles. O jazz apareceu mais tarde, bem mais tarde, mas a tempo.

 

Falamos de folclore, de ranchos ou de grupos folclóricos, que, pelo concelho de Barcelos, semana após semana vão participando em festas, festivais e outros acontecimentos. Transmitem alegria, preenchem o tabuado, são os mais novos, são os mais velhos, são todos.

É o folclore, género musical que reúne famílias, amigos, conhecidos e até desconhecidos! Os viras, os malhões, a chula, o regadinho… e muitos outros! 

 

Vamos agora conhecer a Banda Musical de Oliveira. É a única filarmónica do concelho, foi criada em 1782 – isso, celebra no próximo ano 235 anos! –, está bem e recomenda-se!

 

 

Edição de 17 de Setembro’ 16:

Hoje, não falamos de uma barcelense, mas de um embaixador de Balugães. Joaquim Figueiredo leva a freguesia barcelense, onde quer que vá. Falamos da ligação a Barcelos e da experiência enquanto caminheiro: as motivações, as dificuldades, as aprendizagens.

 

Apresentamos hoje um conceito de reabilitação que coloca o animal no centro do tratamento e que, através da interacção entre cavalo e paciente, trabalha diversas capacidades do utente. Chama-se equitação terapêutica e é uma das terapias desenvolvidas no Centro Hípico Irmão Pedro Coelho, em Areias de Vilar.

 

 

Edição de 3 de Setembro’ 16:

No Acontece desta semana, trazemos à discussão e sobretudo reflexão, um assunto que volta a marcar a actualidade concelhia. Está em fase de consulta pública uma avaliação de impacto ambiental da implementação da linha de muita alta tensão (LMAT) em Barcelos. Por isso, nesta edição, ouvimos dois especialistas de diferentes áreas e escutamos também as preocupações da comunidade, através dos autarcas.

Entrevista a João Afonso, investigador da Universidade do Minho, na área de Electrónica de Potência e Energia:

José Faria e Augusto Dias, porta-vozes da Comissão Ad-Hoc que contesta a implementação da LMAT:

Sameiro Serra, Presidente da Junta de Freguesia de Carvalhal, e Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos:

Outros concelhos… Famalicão e Ponte de Lima:

Sophie Fernandes, Professora de Direito do Ambiente na Universidade do Minho:

 

Organizado por um grupo de amigos, o Sound Violence Fest reúne, este ano, em Barcelos, treze bandas, vindas de diferentes pontos do globo terrestre.

 

No Acontece desta semana, vamos à bola. Em Martim, conhecemos o único clube barcelense onde há formação de futebol no feminino: a Casa do Povo de Martim.