Alunos de Barcelinhos vão ao Mundial de Robótica na Austrália


Dois alunos do Clube de Robótica da Escola Secundária de Barcelinhos estão a partir de hoje a representar a Escola, a cidade de Barcelos e Portugal, no maior concurso de robótica do mundo, o RoboCup 2019, que decorre a partir de hoje até dia 8 de Julho, em Sydney, na Austrália.

Os alunos apresentam um projecto de busca e salvamento, neste Mundial de Robótica, que reúne mais de 5000 participantes de todos os níveis de ensino, onde estão representados cerca de 45 países. Recorde-se que em 2016 estes alunos foram vice-campeões do mundo de Robótica no RoboCup 2016, em Leipzig, Alemanha.
Antes da viagem, na sexta-feira, os alunos do Clube de Robótica da Escola Secundária de Barcelinhos foram recebidos pela Presidente da Câmara em exercício de funções, Armandina Saleiro, nos Paços do Concelho. Segundo comunicado da autarquia, Armandina Saleiro assinalou ser “gratificante ver na nossa comunidade jovens tão talentosos a levar  o nome do ensino público de qualidade de Barcelos além-fronteiras”.
Já Rui Baptista, professor e responsável pelo Clube, sublinhou que “sem o apoio do Município, não conseguiríamos ir a estes concursos internacionais” e espera que “estas oportunidades sirvam para que os alunos se apliquem nos estudos, que funcionem como um incentivo”.
O diretor da Escola Secundária de Barcelinhos, António Carvalho, disse que “estes projetos funcionam em regime de voluntariado”, pois decorrem em horários após as aulas e  que “os alunos dedicam-se bastante, prova disso são os resultados obtidos”.
Do mesmo Clube, a equipa Robotics Barcelinhos participou na liga OnStage Advanced do Euro RoboCupJunior 2019 com um robô que dançou o vira do Minho na sua apresentação de palco, dando a conhecer desta forma um pouco da cultura da sua região.
O Clube de Robótica da ES Barcelinhos envolve cerca de uma dezena de alunos do ensino secundário, apaixonados pelas áreas da Robótica e da Programação.

 

( foto: Município de Barcelos)