Misericórdia de Barcelos inaugura Sala de Insígnias para dar a conhecer História da Santa Casa

 

 

Foi inaugurada esta quinta-feira a Sala de Insígnias da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos, espaço que integra o Núcleo Museológico da instituição.

Criada, inicialmente, com o “propósito de recuperar um conjunto de paramentos antigos”, a ideia evoluiu, depois, para “uma oportunidade ou pretexto de expor alguns dos símbolos e representações figurativas que, de certa forma, ajudam a contar a vivência e momentos importantes da vida da instituição, nomeadamente da vivência do culto”.

 

Intimamente ligado ao culto religioso, o espaço reúne bens culturais, tais como pinturas/quadros, ourivesaria, utensílios e alfaias litúrgicas e paramentaria e, ainda, as bandeiras com as insígnias da Paixão do Senhor, bem como as insígnias da Irmandade (bandeira histórica e varas). Estão igualmente expostos retratos de benfeitores da instituição, promotores da assistência e beneficência, ao longo dos tempos.

O propósito é, assim, o de preservar, mas também dar a conhecer, conforme sublinha o provedor da Misericórdia de Barcelos, Nuno Reis:

 

 

A Sala de Insígnias da Irmandade foi inaugurada esta quinta-feira, ao final da tarde, numa cerimónia que contou com a presença de Irmãos e colaboradores da instituição, bem como do Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, D. José Cordeiro.

 

 

(fotos: SCMB)